ANAC amplia arrecadação de multas nos últimos anos
18/06/2012 - 19:20
SITE DA ANAC
Brasília, 18 de junho de 2012 – A Agência Nacional de Aviação Civil
(ANAC) arrecadou R$ 19,38 milhões em multas em 2011, 55% dos R$ 35,27
milhões de penalidades aplicadas a todos os agentes do setor aéreo
regulados, com 4.666 infrações. Do total de multas aplicadas 65 %
incidiram sobre quarenta empresas de transporte aéreo regular nacional e
internacional, multadas em R$ 23,14 milhões. Os valores arrecadados
referem-se às multas aplicadas, ou seja, àquelas com recurso já decidido
em primeira instância, e não refletem a qualidade dos serviços
prestados pelas empresas, pois o valor das multas varia com o tipo de
infração bem como seus agravantes e atenuantes.
O desempenho em 2011 se revelou melhor do que em 2010, ano em que a
arrecadação de multas chegou a R$ 17,42 milhões, 50,86% das penalidades
aplicadas a todos os agentes do setor aéreo regulados, em 3.480 multas
no valor total de R$ 34,26 milhões. Em 2010, 33 empresas de transporte
aéreo regular nacional e internacional foram multadas em R$ 23,16
milhões.
Nos últimos anos, a Agência tem adotado medidas para possibilitar o
aumento da arrecadação, tais como melhorias de sistemas informatizados, o
que permitiu obter uma visão geral das multas aplicadas. Isso também
tornou possível à ANAC eliminar um estoque de nove mil processos
relativos aos anos de 2006 e 2007.
Com a criação da Agência, em 2006, foi transferido um grande estoque de
processos administrativos do Departamento de Aviação Civil (DAC), que
exigiu da Agência uma série de medidas para lidar com esse passivo. Uma
delas foi a criação da Junta Recursal, que representa a possibilidade de
o cidadão questionar qualquer tipo de penalidade aplicada durante as
ações de fiscalização, explica o superintendente de Finanças e
Administração da ANAC, Ariosto Culau. Aliado a isso, “houve realmente
uma melhoria técnica dos autos e com isso, nossos processos praticamente
não sofrem outro tipo de recurso administrativo após julgamento da
Junta Recursal”, avalia o superintendente.
A ANAC também aumentou o nível de transparência desses processos,
possibilitando a qualquer cidadão a consulta, pelo sítio da Agência na
Internet, às multas aplicadas e a obtenção de comprovantes de certidões
de Nada Consta. Consulte aqui.
O esforço de arrecadação da ANAC foi reconhecido pelo Tribunal de
Contas da União (TCU), que ressaltou algumas melhorias que representam
boas práticas relativas à ANAC tais como edição de normativos,
implantação de Sistema Informatizado de Gestão de Crédito (SIGEC),
passando a informar no sítio da ANAC na Internet a situação dos entes
regulados, e início da inscrição de devedores em Dívida Ativa e no
Cadin. Como resultados, o TCU salientou crescimento de 802,4% na
arrecadação de multas entre 2007 e 2009 pela Agência e também o
aperfeiçoamento de procedimentos internos e de intercâmbio de
informações para subsidiar as fiscalizações, com vistas a melhorar a
consistência e a efetividade dos autos de infração.
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Marcuss Silva Reis