Folha de S. Paulo – 18/06/12
Empresas investem no desmonte de aviões aposentados
POR CHRISTINE NEGRONI
MARANA, Arizona - Em um amplo terreno a noroeste de Tucson, 120 aviões de passageiros repousam sob o sol do Arizona
como aposentados -o que muitos deles são-, vivendo à vontade depois de décadas transportando passageiros ou cargas pelo
mundo.
Se a empresa, chamada Marana Aerospace Solutions, é a maior operadora de manutenção e reparo de aeronaves do mundo,
como dizem os novos donos, isso depende de como é feita a medição: pela capacidade de manutenção, o espaço para
estacionamento de aeronaves ou a área total.
Com 490 hectares, ela é certamente a mais extensa.
A Relativity Capital, sediada em Nova York, comprou a Manara Aerospace Capital no ano passado da Evergreen International
Aviation, que usava o local basicamente para atender a sua própria frota de helicópteros e aviões de carga. Joyce Johnson-
Miller, diretora e gerente sênior da Relativity, disse que as mudanças recentes no setor de aviação convenceram a empresa de
que a manutenção, o armazenamento e a desmontagem de aviões que tinham sido recém-aposentados ou estavam saindo de
leasing eram um investimento com bom potencial.
Até recentemente, as empresas americanas venderiam esses aviões para companhias de países em desenvolvimento. Mas,
como as viagens aéreas estão crescendo muito em outras partes do mundo, novas opções de financiamento possibilitam que
até companhias novatas comprem ou aluguem novos aviões.
Hal Heule, executivo-chefe da Marana, disse que "é como um oleoduto: novos aviões entram de um lado e os mais velhos
saem do outro. Estamos no lado da aposentadoria, que está crescendo".
Os aviões tornaram-se mais acessíveis para um número maior de transportadoras por causa do crescente envolvimento das
companhias de leasing. Um relatório da Morgan Stanley Research feito em março revelou que 34% dos aviões em serviço
eram propriedade de uma empresa de leasing ou uma instituição financeira, mais que o dobro de 20 anos atrás. As empresas
de leasing compram diretamente do fabricante, como Boeing ou Airbus, para alugar os aparelhos para empresas aéreas.
"Observamos uma mudança das companhias aéreas para as locadoras ", disse Katy Padgett, diretora de comunicações da
Pratt&Whitney.
Outras empresas de investimentos estão vendo um potencial no mesmo setor na região de Tucson, onde a terra é barata, o ar
é seco e o sol, constante."A demanda por instalações vai atrair empresários e capital de risco", disse John Goglia, consultor de companhias aéreas.
As empresas que oferecem serviços de armazenamento, manutenção e descarte se beneficiam de locais espaçosos e
isolados, diz David Querio, executivo-chefe da Ascent. Quando um proprietário decide aonde vai estacionar um avião fora de
serviço, a inércia pesa muito nas futuras decisões.
"Desmontar aviões e vender o ferro-velho se mostrou rentável", disse Goglia. "Parte do material recuperado está conseguindo
preços que não se obtinham há muito tempo."
Esse espaço é para compartilhar notícias, idéias e manifestações sobre o segmento de aviação. As fontes são diversas- sites, revistas, jornais, clipping e banco de dados, além claro dos meus comentários e dos colegas. Sou Piloto Comercial de Acfts de asas fixas,perito em aviação,pós Graduado em Ciências Aeronáuticas,proteção da aviação civil(Safety,security) e docencia do Ensino superior.Membro fundador,Coordenador e professor do Instituto do Ar, onde permaneci por 19 anos. MARCUS SILVA REIS
Quem sou eu

- instituto do ar
- Joanópolis, SP, Brazil
- Bem-vindo ao Instituto do Ar, um blog dedicado ao fascinante mundo da aviação. Nossa missão é fornecer conteúdo de alta qualidade, rigorosamente pesquisado, sobre diversos aspectos da aviação, desde a teoria e prática do voo até as políticas e tecnologias que moldam a indústria.Utilizo IA na confeção dos textos porém os temas são elencados por mim juntamente com os ajustes e correções!Desejo uma ótima leitura a todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!!!!
Marcuss Silva Reis