Em 20 de março de 2025, o Transportation Safety Board of Canada (TSB) divulgou o relatório preliminar sobre o acidente envolvendo o voo DL4819 da Delta Air Lines, operado pela Endeavor Air. O incidente ocorreu em 17 de fevereiro de 2025, quando o Bombardier CRJ900LR, matrícula N932XJ, capotou após o pouso no Aeroporto Internacional Lester B. Pearson, em Toronto. Dos 80 ocupantes a bordo — 76 passageiros e 4 tripulantes — 21 ficaram feridos, incluindo 2 com lesões graves. Latest news & breaking headlines+10Reuters+10Reuters+10tsb.gc.ca+6Wikipedia+6tsb.gc.ca+6tsb.gc.ca+4Wikipedia, la enciclopedia libre+4Wikipédia, a enciclopédia livre+4
Detalhes do voo e da tripulação:
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Origem: Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul (KMSP), Minnesota, EUA.tsb.gc.ca+1Wikipédia, a enciclopédia livre+1
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Destino: Aeroporto Internacional Lester B. Pearson (CYYZ), Toronto, Ontário, Canadá.Wikipedia+2tsb.gc.ca+2tsb.gc.ca+2
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Capitão: 3.570 horas de voo totais, sendo 764 horas em aeronaves da série CRJ.
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Primeiro Oficial: 1.422 horas de voo totais, com 418,7 horas em aeronaves da série CRJ. Wikipedia
Resumo do acidente:
Durante a aproximação para a pista 23 em Toronto, a aeronave enfrentou condições meteorológicas adversas, incluindo ventos fortes e rajadas. Cerca de 2,6 segundos antes do toque, o sistema de alerta de proximidade ao solo indicou uma taxa de descida elevada. No momento do pouso, a velocidade era de 136 nós (aproximadamente 252 km/h), com uma taxa de descida de 1.100 pés por minuto, excedendo o limite de absorção de impacto do trem de pouso, que é de 720 pés por minuto. tsb.gc.ca+3AEROIN - Notícias de Aviação+3Wikipedia, la enciclopedia libre+3Reuters+2AP News+2Wikipedia+2
Ao tocar a pista, o trem de pouso principal direito colapsou, resultando na separação da asa direita e no derramamento de combustível, que se incendiou. A fuselagem rolou de cabeça para baixo e uma parte significativa da cauda se desprendeu. Apesar da gravidade do acidente, não houve fatalidades. Wikipedia, la enciclopedia libre+2Wikipédia, a enciclopédia livre+2AP News+2Reuters+1Wikipedia+1
Evacuação e resposta de emergência:
Após a parada da aeronave, iniciou-se a evacuação. Alguns passageiros tiveram dificuldades para soltar os cintos de segurança devido à posição invertida da aeronave, resultando em quedas e lesões ao se desprenderem e caírem no teto da cabine. A porta do cockpit ficou travada, obrigando os pilotos a evacuarem através da escotilha de emergência no teto da cabine de comando, com assistência de um passageiro. ReutersAP News
Próximos passos da investigação:
O TSB continuará a investigação, focando em áreas como:
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Exame metalúrgico da estrutura da asa.
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Técnicas de pouso e treinamento dos pilotos.
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Processo de evacuação dos passageiros.
O objetivo é identificar fatores contribuintes e recomendar melhorias para a segurança da aviação.
Para mais detalhes, consulte o relatório preliminar completo do TSB:

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Marcuss Silva Reis