1️⃣ Comando Elétrico e Controle Eletrônico (EEC/FADEC)
O Boeing 787 utiliza um sistema totalmente elétrico para comando dos motores, sem acionamentos mecânicos diretos.
Quando o piloto aciona o Engine Fire Switch (ou Fuel Cutoff Switch):
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✈️ O sinal vai para o FADEC (Full Authority Digital Engine Control), que comanda o corte imediato do fornecimento de combustível para o motor.
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✈️ Também fecha as válvulas de combustível, hidráulico e sangria de ar, isolando o motor do restante da aeronave.
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✈️ Arma o sistema de extinção de incêndio, deixando o motor isolado e pronto para a descarga do agente extintor.
2️⃣ Aruitetura Elétrica do B-787
Por ser um avião More Electric (com poucos sistemas pneumáticos e hidráulicos convencionais), o B-787 usa:
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✅ Válvulas controladas eletricamente para fechamento de combustível (Fuel Shutoff Valve);
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✅ Comandos redundantes via redes digitais (ARINC 664/AFDX);
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✅ Monitoramento contínuo via EICAS, que indica o sucesso da operação.
3️⃣ Passos Automáticos Após Acionamento
Ao puxar e girar o Engine Fire Switch:
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🔥 Fecha a válvula de combustível
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💧 Fecha a válvula hidráulica
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🌬️ Fecha a válvula de sangria (Bleed Air Valve)
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⚡ Desliga o gerador do motor
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🧯 Arma o sistema de extinção de incêndio
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🔄 Gera comandos automáticos para isolar o motor
🛑 Importante: Controle Digital, Mas Ação Crítica
Embora o sistema seja eletrônico, todos os comandos têm redes redundantes e atuadores dedicados para garantir que, mesmo em falhas elétricas, o isolamento e corte do motor sejam feitos com segurança.
✈️ Conclusão
O dispositivo de corte de motor do B-787 opera sob o princípio do controle eletrônico digital seguro e redundante, baseado em comandos via FADEC e monitoramento constante. Seu design visa isolar o motor em caso de falha grave ou incêndio, mantendo a segurança da aeronave e de seus ocupantes.
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Marcuss Silva Reis