Quem sou eu

Minha foto
Joanópolis, SP, Brazil
Bem-vindo ao Instituto do Ar, um blog dedicado ao fascinante mundo da aviação. Nossa missão é fornecer conteúdo de alta qualidade, rigorosamente pesquisado, sobre diversos aspectos da aviação, desde a teoria e prática do voo até as políticas e tecnologias que moldam a indústria.Utilizo IA na confeção dos textos porém os temas são elencados por mim juntamente com os ajustes e correções!Desejo uma ótima leitura a todos!

sexta-feira, 18 de julho de 2025

✅ Princípio de Funcionamento do Dispositivo de Corte do Motor no Boeing -787

 


1️⃣ Comando Elétrico e Controle Eletrônico (EEC/FADEC)

O Boeing 787 utiliza um sistema totalmente elétrico para comando dos motores, sem acionamentos mecânicos diretos.
Quando o piloto aciona o Engine Fire Switch (ou Fuel Cutoff Switch):

  • ✈️ O sinal vai para o FADEC (Full Authority Digital Engine Control), que comanda o corte imediato do fornecimento de combustível para o motor.

  • ✈️ Também fecha as válvulas de combustível, hidráulico e sangria de ar, isolando o motor do restante da aeronave.

  • ✈️ Arma o sistema de extinção de incêndio, deixando o motor isolado e pronto para a descarga do agente extintor.

2️⃣ Aruitetura Elétrica do B-787

Por ser um avião More Electric (com poucos sistemas pneumáticos e hidráulicos convencionais), o B-787 usa:

  • Válvulas controladas eletricamente para fechamento de combustível (Fuel Shutoff Valve);

  • Comandos redundantes via redes digitais (ARINC 664/AFDX);

  • ✅ Monitoramento contínuo via EICAS, que indica o sucesso da operação.

3️⃣ Passos Automáticos Após Acionamento

Ao puxar e girar o Engine Fire Switch:

  • 🔥 Fecha a válvula de combustível

  • 💧 Fecha a válvula hidráulica

  • 🌬️ Fecha a válvula de sangria (Bleed Air Valve)

  • Desliga o gerador do motor

  • 🧯 Arma o sistema de extinção de incêndio

  • 🔄 Gera comandos automáticos para isolar o motor

🛑 Importante: Controle Digital, Mas Ação Crítica

Embora o sistema seja eletrônico, todos os comandos têm redes redundantes e atuadores dedicados para garantir que, mesmo em falhas elétricas, o isolamento e corte do motor sejam feitos com segurança.

✈️ Conclusão

O dispositivo de corte de motor do B-787 opera sob o princípio do controle eletrônico digital seguro e redundante, baseado em comandos via FADEC e monitoramento constante. Seu design visa isolar o motor em caso de falha grave ou incêndio, mantendo a segurança da aeronave e de seus ocupantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!!
Marcuss Silva Reis