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sábado, 9 de agosto de 2025

CARTAS NÁUTICAS E A PROJEÇÃO DE LAMBERT NA AVIAÇÃO

 

Introdução

A navegação aérea moderna depende de representações precisas da superfície terrestre para planejamento e execução dos voos. Essas representações, conhecidas como cartas aeronáuticas, utilizam diferentes tipos de projeções cartográficas, conforme a finalidade da carta. Entre as mais utilizadas na aviação está a Projeção Cônica Conforme de Lambert, amplamente aplicada em cartas de navegação de rota e enroute charts.

O QUE SÃO CARTAS NÁUTICAS?

Apesar de o termo "carta náutica" estar tradicionalmente ligado à navegação marítima, na aviação o termo também é utilizado, especialmente quando nos referimos a representações cartográficas para navegação em grandes áreas. No contexto aeronáutico, são documentos essenciais para:

  • Traçar rotas,

  • Identificar auxílios à navegação (NDB, VOR, etc.),

  • Analisar espaço aéreo e frequências,

  • Avaliar relevo e obstáculos,

  • Planejar procedimentos IFR e VFR.

A NECESSIDADE DAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

Como a Terra é uma esfera (mais precisamente um geoide), não é possível representá-la de forma plana sem algum tipo de distorsão. As projeções cartográficas são métodos matemáticos para “achatar” a superfície curva da Terra em um plano, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Na aviação, a escolha da projeção é feita com base no equilíbrio entre precisão, conformidade angular e navegabilidade.

PROJEÇÃO CÔNICA CONFORME DE LAMBERT

Características principais:

  • Tipo: Projeção cônica conforme (preserva ângulos e formas em pequenas áreas).

  • Uso: Ideal para representar grandes áreas em latitude média, como países ou continentes.

  • Aplicação: Muito utilizada em cartas aeronáuticas de rota (ENR), em especial pelas organizações ICAO e Jeppesen.

Vantagens:

  • Mantém a conformidade angular, ou seja, a forma dos objetos e a direção verdadeira são bem preservadas, facilitando a navegação.

  • As linhas de latitude e longitude formam curvas suaves e previsíveis, adaptadas ao voo em trajetórias longas.

  • A linha de curso verdadeiro (linha de rumo constante) é quase retilínea em regiões próximas às linhas padrão, o que facilita a traçagem e leitura.

Como funciona:

A Projeção de Lambert imagina a Terra como inscrita em um cone que intercepta o globo em dois paralelos padrão (latitudes de referência). A projeção se desenvolve a partir dessa configuração, resultando em distorções mínimas entre essas latitudes.

USO NA AVIAÇÃO

Exemplos práticos:

  • Cartas de navegação de rota (ENROUTE): A Projeção de Lambert é amplamente usada em cartas IFR de cruzeiro, especialmente para voos em altitudes elevadas e longas distâncias.

  • Cartas da Jeppesen e da FAA: Grande parte dessas cartas emprega essa projeção.

  • Softwares de planejamento de voo: Ferramentas como SkyVector, ForeFlight e outros também empregam projeções baseadas na Lambert para cálculos de rota.

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Marcuss Silva Reis