Salt Lake City, 16 de outubro de 2025 — Um Boeing 737 MAX 8 da United Airlines (registro N17327, MSN 67582) sofreu um grave impacto no para-brisa durante o voo de cruzeiro a 36 mil pés, nas proximidades de Salt Lake City. O incidente levou a uma diversão de emergência e pouso seguro, sem feridos entre passageiros ou tripulantes.
De acordo com as informações preliminares, a aeronave — entregue à companhia há menos de dois anos — operava o voo UA1093 quando a camada externa do para-brisa sofreu um estilhaçamento violento, espalhando partículas de vidro fino pelo painel da cabine de comando. Após o pouso, técnicos constataram danos visíveis na parte externa do nariz da aeronave e fraturas severas na camada interna do para-brisa, indicando que se tratou de um impacto, e não de uma simples rachadura por fadiga.
Possíveis causas em investigação
Embora o comunicado oficial da United tenha descrito o ocorrido apenas como “uma rachadura na parte externa do para-brisa”, especialistas e observadores da aviação consideram que os danos apontam para impacto com objeto externo.
As hipóteses levantadas incluem:
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Fragmentos de balão meteorológico,
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Blocos de gelo em alta altitude,
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Microimpacto de meteorito, ou
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Detrito espacial em reentrada na atmosfera.
A essa altitude de cruzeiro, colisões com aves são praticamente impossíveis, o que restringe as possibilidades a objetos de origem artificial ou extraterrestre.
Detalhes da aeronave e do voo
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Modelo: Boeing 737-8 MAX
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Motores: 2 × CFM LEAP-1B
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Número de série: 67582 (Line number 8784)
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Primeiro voo: 21 de novembro de 2023
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Idade: 1,9 ano
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Configuração de assentos: 166 lugares (C16 / Y150)
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Hex code: A12710
Desfecho e investigação
A decisão rápida da tripulação em desviar para o Aeroporto Internacional de Salt Lake City (KSLC) garantiu um pouso seguro e controlado. A FAA e o NTSB foram notificados e devem conduzir uma análise detalhada da origem do impacto e dos fragmentos do para-brisa.
Especialistas ressaltam que falhas estruturais no para-brisa durante o voo de cruzeiro são extremamente raras em aeronaves modernas e, quando causadas por impacto, representam risco elevado devido à possível despressurização e perda de visibilidade dos pilotos.
Equipes de manutenção da Boeing e da United já isolaram o avião para perícia técnica e análise forense do material danificado.

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Marcuss Silva Reis