Quem sou eu

Minha foto
Joanópolis, SP, Brazil
Bem-vindo ao Instituto do Ar, um blog dedicado ao fascinante mundo da aviação. Nossa missão é fornecer conteúdo de alta qualidade, rigorosamente pesquisado, sobre diversos aspectos da aviação, desde a teoria e prática do voo até as políticas e tecnologias que moldam a indústria.Utilizo IA na confeção dos textos porém os temas são elencados por mim juntamente com os ajustes e correções!Desejo uma ótima leitura a todos!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

O Acidente de Canela

Aeroporto de Canela e suas Limitações Operacionais

Atualmente, o Aeroporto de Canela (SSCN) não está homologado para operações IFR (voo por instrumentos). As decolagens e pousos dependem de condições meteorológicas visuais (VFR).

Recentemente, a Infraero assumiu a gestão do aeroporto e iniciou melhorias significativas na infraestrutura, incluindo o alargamento da pista e a instalação do Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI). Essas atualizações visam aprimorar a segurança e a capacidade operacional do aeroporto.

No entanto, para que o aeroporto seja homologado para operações IFR, são necessários procedimentos adicionais, como:

  • Instalação de equipamentos de auxílio à navegação aérea.

  • Elaboração de cartas de procedimento de voo por instrumentos.

  • Homologação desses procedimentos pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Até que essas etapas sejam concluídas, as operações no Aeroporto de Canela continuarão restritas ao voo visual. Pilotos e operadores devem estar cientes dessas limitações e planejar suas operações de acordo com as condições meteorológicas vigentes, garantindo a segurança das operações aéreas.

Condições Meteorológicas no Momento do Acidente
  • Visibilidade e Teto: Relatos indicam a presença de um forte nevoeiro no momento da decolagem.

  • Sem Alternativa Visual: A falta de referências visuais associada à ausência de infraestrutura instrumental agravou ainda mais o risco operacional.

Impacto da Ausência de Carta de Subida por Instrumentos

  • Dependência do Voo Visual (VFR):

    • Sem uma carta de subida por instrumentos, as decolagens dependem exclusivamente de condições meteorológicas visuais (VMC). Quando essas condições não estão presentes (como em situações de nevoeiro ou teto baixo), a operação se torna significativamente mais arriscada.

    • A desorientação espacial pode ocorrer facilmente, especialmente em aeroportos cercados por terrenos elevados ou relevo acidentado, como é o caso de Canela.

  • Falta de Procedimentos Padronizados:

    • As cartas de subida por instrumentos fornecem trajetórias específicas e altitudes mínimas seguras que os pilotos devem seguir para evitar obstáculos no entorno do aeroporto.

    • Sem uma carta, os pilotos devem planejar sua rota de forma independente, o que pode levar a decisões subjetivas e inconsistentes, especialmente sob pressão ou em condições meteorológicas adversas.

  • Riscos em Áreas de Relevo Acidentado:

    • Canela está localizada em uma região com relevo montanhoso. A ausência de trajetórias balizadas por instrumentos aumenta o risco de colisão com o terreno, especialmente quando a visibilidade está comprometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!!
Marcuss Silva Reis